[Jogos][Slideshow]

O que é Código QR - QR Code

Saiba como você pode se beneficiar desta tecnologia, tanto no dia a dia quanto para os negócios. Seu poder de armazenamento permite se pensar em inúmeras aplicações, isso se dá devido a agilidade na divulgação de informações de maneira inteligente, rápida, simples e acessível.



Descrição:

Código QR é um código de barras em 2D criado pelos Japoneses (Companhia Denso-Wave) na década de 1994 como uma evolução do código de barras tradicional, inicialmente destinado para o controle de produção de peças automotivas.
Código bidimensional vs código de barras

Com o passar dos anos tornou-se bastante difundido pela facilidade de ser escaneado, uma vez que depende apenas de um celular com câmera e um app instalado (alguns aparelhos dispensam a instalação de qualquer app para leitura do QR code, bastando apenas abrir a câmera e focalizar o código para ser redirecionado ao conteúdo do mesmo).
Esquema mostrando o funcionamento do QR Code

Sua popularização advém também da alta capacidade de informações que consegue armazenar, chegando a 7089 caracteres numéricos.

Tabela informando a capacidade de armazenamento do QR Code de acordo com o caractere utilizado


Para quê serve? Qual sua importância?

QR vem de Quick Response/Resposta rápida, ou seja, basta alguns segundos para sua leitura ser feita, isso em parte acontece pelo seus mecanismos de precisão de leitura e correção de erros, sendo assim, mesmo que o código esteja danificado ou a qualidade da câmera seja ruim (vga por exemplo), há grandes chances de restauração das informações podendo chegar a 30%. QR Code como o próprio nome sugere é amplamente utilizado para agilizar vários procedimentos, como:

• Publicidade e propaganda


Entre 12pm e 13pm o QR Code era projetado através da sombra de uma estrutura localizada numa calçada de Seoul na Corea do sul de acordo com posição do sol no horário estipulado; quem fizesse a leitura do mesmo adquiria (entre outros) entregas gratuitas diretamente em casa e cupons de ofertas especiais no supermercado "Emart Sunny Sale Campaign". A jogada de marketing relacionada ao QR Code resultou dentro de um mês na venda de 12mil cupons da oferta nomeada "Sunny Sale" e 25% de aumento das vendas no horário de almoço.

• Obtenção rápida de cartões de visita



A foto acima mostra um cartão de visita físico com QR Code impresso no verso com o objetivo de redirecionar as pessoas ao cartão de visita virtual (VCard), assim os dados de contato como: endereço, telefone, e-mail, websites/blogs/redes sociais ficarão salvos diretamente no serviço de agenda do seu aparelho, reduzindo então atividades manuais.

• Redirecionamento para diversas urls, te proporcionando acesso direto à:

Downloads
Compras/Pagamentos
"Follow-me no twitter; facebook
Visualização de trailers de filmes, e tudo mais, de acordo com o seu interesse.

• Localização de endereços

Utiliza o GPS do aparelho e te redireciona à apps de maps como waze, foursquare entre outros (caso faça uso, é claro) facilitando você receber ou compartilhar por email, ou redes sociais determinada localização por QR code, como restaurantes, cinema etc.
Exemplo ilustrativo de compartilhamento de localização por QR Code através do Waze

•Rastreabilidade

Disponibiliza dados importantes de rastreabilidade do produto para os clientes. Hoje bastante usado na indústria alimentícia para informar sobre a composição de determinado produto.
Abaixo um exemplo de selo contido em produtos da indústria alimentícia emitidos por uma empresa especializada em rastreabilidade chamada Safe Trace, ao qual utiliza do QR code para identificação e acompanhamento dos produtos.

Selo de garantia de procedência emitido pela Safe Trace





Nenhum comentário:

Todos os comentários são monitorados. Comentários ofensivos serão removidos e os respectivos usuários banidos.