[Jogos][Slideshow]

O que é Zipalign

O que é zipalign e porque ele melhora a performance do Android? Clique no artigo e descubra.



O que é/Vantagens
Zipalign (Alinhamento de zip) é uma ferramenta de alinhamento de arquivo que oferece otimização importante para arquivos de aplicativos Android (.apk). O objetivo é assegurar que todos os dados não comprimidos comecem com um alinhamento particular, em relação ao início do processo. Especificamente, ele faz com que todos os dados não comprimidos dentro do .apk, tais como imagens ou arquivos brutos sejam alinhados em limites de 4 bytes. Isso permite que todas as partes possam ser acessadas diretamente com mmap () mesmo que contenham dados binários com restrições de alinhamento. O benefício é a redução da quantidade de RAM consumida durante a execução do aplicativo.¹ Função que aumenta de forma significativa, a velocidade do seu sistema.

Desvantagens de apks sem zipalign.
Leitura de recursos lenta
Maior uso de RAM para as mesmas operações
Uso de bateria muito superior ao normal
Erros e force closes
Aplicações dependentes se tornam mais lentas

Imagine que você tem um Launcher cujo apk tem zipalign. Como o Launcher carrega informações de outros apps, ele terá que ler os ícones de apps. Os apps que não tem zipalign, serão mais lentos no processo de exibir o ícone, o que fará o Launcher funcionar de forma mais lenta.

Não só o launcher carrega informações de outros apps, quase todos os aplicativos de android fazem isso.

*Muitos apps de android já estão com zipalign de fábrica, já que o Android Studio faz zipalign antes de exportar o app. Mas eu recomendo refazer o zipalign, para ter certeza.

Se você é desenvolvedor e quer fazer zipalign na sua rom, clique aqui




Nenhum comentário:

Todos os comentários são monitorados. Comentários ofensivos serão removidos e os respectivos usuários banidos.