[Hacking][slideshow]

O que é bootloader

Muitos sites relacionados ao android falam sobre o bootloader mas não falam nada, embora seja realmente um termo complicado de explicar, tentarei ao máximo resumir bem o post para facilitar o entendimento.

Clique no post e entenda o que é bootloader.



Descrição:
Bootloader pode ser traduzido ao pé da letra como carregador de inicialização

O bootloader também é chamado de modo download, fastboot mode, etc. Melhor que apenas explicar o que é bootloader, eu vou mostrar

Como você pode ver, o bootloader é o carregamento de tudo, ele inicia antes mesmo do próprio sistema operacional

*Tenha em mente que 'bootloader' é um termo que se estende para todos os sistemas operacionais, já que todos trabalham com o processo de carregamento de sistema.

Quebrar o bootloader
Muitos celulares hoje, vêm com o bootloader bloqueado, isso bloqueia o flash de arquivos não oficiais pelo bootloader, como kernels e recoverys. Empresas bloqueiam isso para ter certeza que nada não oficial será instalado no smartphone. A quebra de bootloader cancela a garantia do aparelho. No caso, o bootloader e o recovery só vão instalar arquivos da fabricante.

Para burlar isso, você precisa desbloquear o bootloader, para assim conseguir "flashear" um recovery pelo seu bootloadert. O novo recovery não terá essa trava de segurança, e assim, você conseguirá "flashear" os arquivos de seu interesse pelo recovery (como ROMS).

*Odin e fastboot são as ferramentas mais conhecidas por quebrar o bootloader.

Muitos celulares são vendidos com bootloader e recovery desbloqueados, como os da Samsung. A diferença é que você pode instalar qualquer coisa pelo recovery sem problema algum

Resumindo para não ficar ainda mais confuso
Bootloader é um agente que inicia seu sistema.
Bootloader permite que você substitua partes da composição do sistema, como o kernel e o recovery.
Fastboot é outro nome para o bootloader
Fastboot também é uma ferramenta que faz a substituição de recovery/kernel, etc.

Cada empresa faz o smartphone de sua forma. Em alguns casos, pode acontecer do celular não ter recovery e seu bootloader ser de baixo nível, sem a necessidade de um fastboot. Como os celulares são diferentes, procure no google como quebrar o bootloader.

Post original: Android SuperUser - Seja um super usuário Android

*Cópia permitida apenas citando a fonte

Dúvidas nos comentários