[Jogos][Slideshow]

DiskDigger - Recuperando arquivos deletados do android

Se por algum motivo você deletou acidentalmente algum arquivo do seu dispositivo saiba que há possibilidade de recuperá-lo. DiskDigger é capaz de recuperar seus arquivos deletados!

Meu precioso (por Jonny Paes) 

Descrição:
DiskDigger é uma ferramenta primeiramente desenvolvida para recuperar arquivos dos sistemas operacionais Windows e Linux, teve sua primeira versão lançada para PC no ano de 2009. Ao instalar pode ser feita uma varredura do disco rígido, cartões de memória, assim como pen drives, com intuito de recuperar vários formatos de arquivos deletados acidentalmente do computador. Felizmente DiskDigger disponibilizou também sua versão para o sistema Android lançado em 2013.
DiskDigger é compatível com qualquer dispositivo com android 2.2 (Froyo) ou superior. Atualmente a ferramenta não exige que o dispositivo seja rooteado para funcionar, porém a possibilidade de você recuperar arquivos são maiores quando se tem root.

Nota:
Apesar da última versão do diskdigger para Android não necessitar de root, a "varredura básica" feita em dispositivos não roteados realmente é bem básica e recupera poucos arquivos; segundo testes realizados grande parte dos arquivos recuperáveis não estão deletados, ainda permanecem no seu dispositivo, e caso encontre o arquivo deletado que deseja, as chances são grandes do aplicativo recuperar o arquivo com baixa resolução, infelizmente (para os não usuários de root) para recuperar fotos com a qualidade original é necessário root.

Como funciona a recuperação de arquivos?
Imagine que você está limpando alguns arquivos obsoletos no computador e deleta algumas fotos importantes. Na memória. O arquivo não será apagado, apenas o setor onde ele está será marcado pelos pointers como 'vazio'.

O que isso significa?
Como nada é realmente deletado, o setor marcado como vazio poderá alocar outro arquivo, assim, até que o número de escritas naquele bloco de memória cesse ou em casos de bad sectors/bad clusters.

Um problema comum nesse caso: Uma pessoa deleta fotos, faz muitas operações de escrita no HD e tenta recuperar aquelas fotos. Se você der o azar de algum desses novos arquivos sobreporem as fotos, ou você terá um arquivo Frankenstein (misto de 2 arquivos ou mais) ou você terá uma foto corrompida ilegível.

Foto corrompida | Foto normal       
 

 

 
 Reprodução: ImpulseAdventure
O que o diskdigger, e outros programas de recuperação fazem: é ler esses espaços listados como vazio e exibi-los para você

Recuperando seus arquivos

Ao iniciar o aplicativo você verá duas opções "varredura básica (sem raiz)" e "varredura integral (com raiz)" apenas a primeira opção funciona em dispositivos não roteados, porém ambas opções são disponíveis para dispositivos roteados.
Aqui neste artigo vou me atentar apenas para a opção que exige root "raiz obrigatória" uma vez que há maior efetividade na recuperação de arquivos.
Segundo o desenvolvedor o funcionamento do app sem exigência de root será melhorado.

"This is something that is under continuing development, and will be improved in the future."
"Isso é algo que está em desenvolvimento contínuo, e será melhorado no futuro. "
Dmitry Brant

• Varredura integral (com raiz)
De início você será notificado pelo superusuário a permitir ou negar o acesso root ao DiskDigger.
Pressione permitir para conceder o acesso.



• Selecione a partição, ou seja, memória interna ou cartão de memória e escolha o diretório desejado. (/data e /cache são os diretórios em que você tem mais chances de encontrar seus aquivos)
Após selecionar a partição e diretório, escolha o tipo (formato) de arquivo que deseja recuperar lembrando que a versão gratuita do programa restringe a apenas três formatos de arquivo para recuperação, que são: JPG, MP4, PNG.

Já a versão PRO do aplicativo libera recuperação dos seguintes formatos:
JPG, PNG, MP4 / M4A / 3GP / MOV, GIF, MP3, AMR, WAV, TIF, CR2, SR2, NEF, DCR, PEF, DNG, ORF, DOC / DOCX, XLS / XLSX, PPT / PPTX, PDF, XPS, ODT / ODS / ODP / ODG, ZIP, APK, EPUB, SNB, VCF, RAR.
• DiskDigger iniciará o processo de varredura de acordo com a seleção das opções acima citadas. Partição / Diretório /Formato de arquivo. Em seguida irá preencher a tela com os arquivos recuperáveis.


• Clicando na engrenagem no canto superior direito é possível configurar algumas opções para refinar a busca como alterar o intervalo de datas que deseja fazer a busca (somente para fotos) e o tamanho do arquivo em bytes (menores que isso, o programa pode procurar cache de ícones ou botões vistos na internet, recomendo deixar assim por padrão).

• Após selecionar os arquivos desejados selecione a opção de salvamento

1. 
Essa opção permite o salvamento dos seus aquivos para algum aplicativo disponível, ou até mesmo para nuvem.

2. 
É possível escolher um local (diretório) específico para salvamento, lembrando que é altamente recomendável escolher partição diferente de memória para salvar seus arquivos, ou seja, se recuperou algo do cartão de memória escolha um diretório da memória interna e vice versa.

3.
Se preferir pode salvar seus arquivos via FTP (File Transfer Protocol), preenchendo os campos corretamente com seu endereço do local (servidor) onde seus arquivos ficam hospedados, nome de usuário e senha.






Nenhum comentário:

Todos os comentários são monitorados. Comentários ofensivos serão removidos e os respectivos usuários banidos.