[Jogos][Slideshow]

Dicas para usuários do Android

Muitos dos problemas de lentidão e falta de bateria são ocasionados por mau uso ou falta de conhecimento na plataforma Android

Hoje darei dicas que servirão como um manual, para melhorar o uso e o aproveitamento do seu smartphone.

Uma das maiores problemas relatados por usuários de Android é que ele fica lento com o tempo. Isso não é uma informação 100% falsa, porém o efeito tem uma causa. O mau uso do usuário pode causar perdas significativas na memória livre, bateria e performance do aparelho. Por isso estou criando esse post. Ele será quase como um 'manual do bom usuário', para que você nunca mais tenha problemas com o Android.

Primeiramente: Se seu celular já está com a velocidade reduzida por conta da sua forma de usar, formate-o.

1. Desligue e ligue o aparelho pelo menos uma vez no dia
No uso diário, você abre e fecha muitas vezes o mesmo aplicativo, os aplicativos continuam rodando em segundo plano e a constante alteração e execução do processo faz o processo ficar mais pesado e consequentemente mais lento. Muitos processos que deveriam ser parados, são estendidos por dias e até semanas e acumulam paginação, deixando seu Android lento e a bateria com duração muito menor.

*Por que coloquei 'desligue e ligue seu celular' ao invés de 'reinicie'? Porque o processo de reinício em alguns modelos de Android não reiniciam a paginação (funcionam basicamente como um 'modo hibernar' para bootar mais rápido). Então ao invés de apertar o botão 'reiniciar', desligue e ligue.

B. Desative apps do sistema que você não usa 
Não é segredo que o Android vêm com muito junkware, alguns até do próprio Google. É recomendável que você (usuário que não usa root), desative o app.


4.0 > = Configurações > Armazenamento e USB > Interno > Apps > Escolha o app
6.0 > = Configurações > Aplicativos > Todos > Escolha o app


Por que? Pois com o app desativado, ele não executa e não atualiza. Faça isso com vários apps que você não usa e você terá uma economia enorme de bateria. Sem contar que você não terá vários processos usando sua memória RAM e também não terá 2 apps iguais ocupando duas partições do seu celular (Vou explicar sobre essa segunda parte em um novo post à parte)

E para melhorar, esse processo ainda deleta o app da memória de usuário, deixando seu celular com bastante memória livre. Em resumo: Mais bateria, mais performance e com mais espaço.

4. Delete os dados de apps que você desinstalou
Boa parte dos apps instalados por você na play store vão deixar partes de dados na memória interna, o que você precisa fazer é pegar um explorador de arquivos e deletar todos os dados lixo que estão na sua memória.

*Dica, muitos apps deixam pastas ocultas na sua memória. Para deleta-los, procure um file transfer que deixe-os visíveis. Pastas ocultas no Android sempre começam com um ponto no nome (ex: .mediafiles)

Δ. Não instale apps que você não pretende usar.
É bem possível que você já tenha baixado um app, seja um criador de memes, um editor de fotos, etc. Usou esse app apenas 1 vez e o deixou instalado para uma próxima vez que precisasse usar, próxima vez essa que não chegou.

Você precisa mesmo deixar esse app instalado? Eu recomendo dar um 'check' na playstore e coloca-lo na lista de desejos, para baixar apenas quando precise.
 


Π. Repense suas necessidades
Você precisa mesmo do app do Facebook rodando no seu celular 24h por dia? Instagram, Snapchat, é realmente necessário? Esses aplicativos são os que mais drenam sua bateria.

Prefira usar o navegador de internet, se você pode ficar sem usar o app

Já que é a sessão de dicas, O messenger do Facebook funciona no Firefox sem precisar de apps, o Chrome recebe notificações do Facebook sem precisar do app, apenar por Notification Push. Muitas redes sociais estão criando uma estrutura de web app. Agora é o momento de desinstalar o app e usa-lo apenas pelo navegador.

Д. Baixe apps versáteis
Se você costuma ter 2 apps ou mais que cumprem basicamente a mesma tarefa só que de forma diferente (como File explorer ou editor de fotos) delete-o e fique só com 1.

*Mas e se cada app tem uma particularidade que me faz ficar com ele?
Simples, procure outro app que tenha essas duas características de ambos em 1 app só e delete os dois. A Playstore tem milhões de apps, é Android, não Windows Phone. Você só precisa procurar.

∞. Nem preciso dizer né? Não use apps de limpeza!

¿. Aprenda mais sobre a plataforma
Não ache que com apenas alguns comandos num terminal, você conseguirá otimizar seu celular. Posts como "esse simples truque vai melhorar seu celular em 100%" são clickbaits. O Google gasta milhões para otimizar o sistema deles, se esse "simples truque" existisse e fosse viável, o Google já estaria usando.

Conclusão
Seu celular tem uma performance menor que seu computador, mas tem um sistema tão robusto e complexo quanto. Tenho certeza que você não enche o computador de programas inúteis e pesados pois sabe que ele fica lento, faz sentido instalar diversos apps no celular mediano e exigir performance?
O principal problema no Android é o mau uso por parte do usuário, sabendo usar, ele com certeza será o melhor sistema operacional que você já usou.




Nenhum comentário:

Todos os comentários são monitorados. Comentários ofensivos serão removidos e os respectivos usuários banidos.