[Jogos][Slideshow]

Instalando apps comuns na memória do sistema

Coloque apps comuns na memória do sistema e gerencie melhor seu sistema operacional.
Descrição:
Atendendo à pedidos, venho trazer esse post extremamente aguardado. Esse post é para aqueles celulares que não tem memória, tem apenas uma vaga lembrança.

Explicação
O Android tem várias partições que fazem o sistema funcionar, agora focaremos em duas, as partições system e data. Na partição 'data' ficará os dados de usuário, na partição 'system' ficará os dados do de sistema.

Enquanto a partição de dados é de leitura e escrita (read/write), a partição do sistema é somente leitura. (read-only memory ou ROM)


Antes que você faça o procedimento, é recomendável que você delete apps do sistema que você não usa, nós usaremos esse espaço da partição "system" para colocar outros apps úteis em seus lugares e assim, consequentemente, liberando memória de usuário para instalar mais apps.


Fazendo o procedimento.
0. Tenha root e um explorador de arquivos. Recomendo o ES File Explorer (Grátis) ou Solid Explorer (Pago). Nesse tutorial usei o Solid Explorer.

1. Abra duas abas, uma com a pasta /data/app e outra com a pasta /system.

2.1 Se você estiver usando Android 4.4 ou menor, recorte o apk desejado da partição data e cole dentro da pasta 'app' na partição 'system'
2.2 Se estiver usando Android 5.0 ou superior, copie a pasta com o package name do app desejado e recorte para a pasta 'app' dentro da pasta system. (package name = com.jonnypaes.testeapp)

3.1 Agora mude as permissões de arquivos e pastas. Para Android 4.4 ou menor, coloque a permissão 644 (rw-r--r--) no apk.
3.2 No Android 5.0 ou superior, os apps ficam com as libs dentro da pasta, então garanta que todos os arquivos (apk, libs, odex) estão com a permissão 644 (rw-r--r--) e que a pasta principal e subpastas estão com a permissão 755 (drwxr-xr-x)

4. Para manter a organização, mude o nome do apk para o mesmo nome da pasta que ele está.


5.0 Reinicie o dispositivo.

Agora o app estará no sistema. Ele se tornará um app do sistema que não pode ser deletado pelo Android, assim como apps padrões do Android.

Dicas
1. É recomendável que você limpe o Dalvik Cache depois do procedimento.
2. Você pode copiar a pasta "Arm" como arquivo DEX, assim o app será odexado, procedimento que eu não recomendo. Se você ver a pasta "Arm" no diretório /data/app, delete-o e mantenha só o app e suas libs.




2 comentários:

  1. Muito bom, descobri o blog à pouco e já aprendi muito. Não vou mais precisar de apps para fazer esse trabalho simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é essa brother.

      Se estiver com dúvidas, entre em contato que eu posso fazer uma postagem com as explicações.

      Excluir

Todos os comentários são monitorados. Comentários ofensivos serão removidos e os respectivos usuários banidos.